segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Componentes de um sistema de computação


  
             As evoluções tecnológicas vividas por nossa sociedade nos últimos anos têm evidenciado o valor da informação e provocado uma utilização crescente de computadores.

            Além do equipamento e dos programas, existe um outro aspecto importante para quase todas as aplicações, que é o SUPORTE que os fabricantes ou revendedores oferecem,  em especial manutenção, documentação, instalação do equipamento, treinamento e atendi­mento pós-venda.

            Para acompanhar as implicações de uso e entender as aplicações de computadores é necessário que se tenha um  conhecimento   mínimo de seus componentes e a interação entre eles.

            Em um sistema de processamento de dados existem três componentes  principais  HARDWARE, SOFTWARE e USUÁRIO/PESSOAS   (peopleware).

  HARDWARE - É o conjunto de componentes físicos (dispositivos mecânicos, magnéticos, elétricos ou eletrônicos) em fim é o computador fisicamente.

 SOFTWARE - É o conjunto de programas, métodos e procedimentos , necessários ao funcionamento da parte física.

   USUÁRIO - Uma ou várias pessoas realizando as tarefas necessárias para o funcionamento dos outros componentes  do sistema.

SISTEMA





E
HARDWARE

SOFTWARE
M


P



R



E

USUÁRIO/PESSOAS

S



A

SUPORTE





ESTRUTURA BÁSICA DE UM COMPUTADOR DIGITAL

            Há uma estrutura que é comum a todos os computadores, desde os microssistemas até os sistemas de grande porte.

HARDWARE - INTRODUÇÃO


            Uma divisão primária separa o hardware em SISTEMA CENTRAL  e PERIFÉRICOS.

SISTEMA CENTRAL

            O sistema central é composto em geral por circuitos eletrônicos (CI-Circuitos Integrados), cujas funções veremos a seguir.
            O principal deles è a UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO-UCP ou CPU-Central Processing Unit. Em um microcomputador a UCP, também chamada de MICROPROCESSADOR é um circuito integrado, denominado CHIP. Os Microprocessadores, graças ao desenvolvimento da microeletrônica é possível construir toda uma Unidade Central de Processamento em uma pastilha de silício (chip). Essa pastilha são identificadas pelo nome de seu fabricante e comercializadas, por exemplo, INTEL 8080, INTEL 8088, Z80, MOTOROLA 6800, AMD, INTEL 80286, INTEL 90386, INTEL 90486 , Pentium,  Pró-Pentium  .......

  
UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO

            A Unidade Central de Processamento de um computador, devido à sua complexibilidade, é normalmente dividida, para fins de estudo e projeto, em duas partes:
           
            Unidade Lógica Aritmética (ULA): efetua todas as operações lógicas e aritméticas.
           
            Unidade de Controle (UC): controla todas as ações realizadas pela máquina. Opera sob o controle das instruções  do programa armazenado na memória principal.

            Registradores (REG:  São registros  capazes de armazenar dados ou instruções  úteis ao controle do processamento e às operações da ULA.


MEMÓRIA

            É a unidade onde são armazenadas as informações lidas e as geradas pela UCP como também o programa que irá manipular estas informações; em geral , é formada pela memória principal e   pela memória auxiliar.

            A Unidade Central de Processamento de um computador geralmente utiliza uma memória de alta velocidade para armazenar, temporariamente, dados e programas que estão sendo processadas, as unidades de controle e aritméticas e lógica se comunicam com cada um de seus bytes. Esta memória costuma  ser denominada "memória temporária", "memória de trabalho" ou "memória principal". Ao menor item de informação dá-se o nome de BIT (binary digit) significando um dígito que pode assumir um dos dois valores ou estados  diferentes 0 ou 1.Os bits são agrupados de modo a possibilitar ao usuário representar os dados e programas que deseje. A um conjunto de bits denomina-se BYTE(mais usual 8 bits)  e a um conjunto de bytes denomina-se PALAVRA.
            A capacidade de um computador  normalmente é medida pelo tamanho de sua memória. Geralmente a medida utilizada é o BYTE. Assim  cada 1024 bytes representam 1 Kbyte (quilobyte), cada 1024 Kbytes representam 1 Mbyte (megabyte) e cada 1024 Mbytes representam 1 Gbyte (gigabyte).

PERIFÉRICOS

            Da forma como o sistema central está esquematizado, estes componentes (UCP e MEMÓRIA) podem operar e produzir algum resultado útil, porém, as informações que estão sendo processadas ainda estão na forma binária (zeros e uns). É portanto necessário que este conjunto possa se comunicar com o mundo exterior, e de preferência de uma forma que nós, usuário, possamos entender o que sai da unidade central e que ela possa entender também nossas instruções.

            Para tal, podemos aclopar a esse equipamento periféricos destinados à concretização entre as pessoa e a máquina. São eles as unidades de entrada e unidades de saída, dispositivos que complementam como periféricos o hardware da unidade central.

    # Unidades de Entrada : são dispositivos que lêem as informações( dados ou  programas que serão manipulados pelo computador). Ex. Leitoras de cartões, terminais de entrada de dados, fitas magnéticas, discos, leitoras    óticas, etc.
     # Unidades de Saída : convertem os resultados do processamento (informações) em uma forma acessível ao meio externo. Ex. Terminal de vídeo, impressora, discos, fitas magnéticas,  etc.

                ESTRUTURA BÁSICA DE UM COMPUTADOR










UCP




UNIDADE


UC


UNIDADE
DE
                 


ULA

DE
ENTRADA


REG


SAÍDA















MEMÓRIA








SOFTWARE - INTRODUÇÃO

            Para usufruir de toda essa capacidade de processamento que o hardware fornece precisa-se de software, que é o conjunto de instruções inteligíveis pela UCP e arranjadas logicamente. O software pode ser dividido em dois grandes grupos de programas: os Básicos e os Aplicativos.

SOFTWARE BÁSICO

            Sistemas Operacionais: coordenam detalhes e gerenciam a utilização do sistema. São pouco padronizados. Cada modelo de UCP ou família de computador usa um sistema operacional diferente. Para micros, os mais difundidos são MS-DOS, OS/2   e     WINDOWS – 2000/Xp/Vista/W7  (para os PC compatíveis).

            SIGLAS:

   OS      -      Operating System - Sistema Operacional
   DOS     -     Disk Operating ou SOD - Sistema Operacional em Disco
   CP
/M    -    Control Program for Microcomputers
   MS-DOS  - MicroSoft DOS ou PC-DOS - Personal  Computer DOS
   OS/2         - Operating System ( versão 2 - IBM )
   WINDOWS - 2000/XP/Vista/W7 - Sistema Operacional da MicroSoft
   UNIX  -   Sistema Operacional  Multi-usuário  e Multi-tarefa  para diversas plataformas.
   LINUX -  Sistema Operacional Free 

            Tradutores, interpretadores, compiladores de linguagem: permitem que as máquinas executem programas não escritos em linguagem de máquina. Orientados para os procedimentos a serem executados em um determinado tipo de aplicação, os mais difundidos são TURBO-C e C++, PASCAL, VISUAL BASIC, JAVA, PHP, DELPHI....

            Utilitários ou Programas Auxiliares

            . Utilitários de Pesquisa e Ordenação (Sort)
            . Programas ou Utilitários de Geração de Relatórios
            . Utilitários de Organização e Edição de Arquivos etc.

            Linguagens de Quarta Geração ou programas de Altíssimo Nível:
     linguagens orientadas para problemas. Os principais tipos são

            . Planilhas Eletrônicas
            . Processadores de Texto
            . Gerenciadores de Banco de Dados
            . Processadores de Gráficos
            . Gerenciadores de Comunicação.

SOFTWARE APLICATIVO


            É um programa escrito, onde se usa os softwares básicos para resolver uma determinada aplicação como, por exemplo: Contabilidade, Folha de pagamento, Contas a pagar, Contas a receber e Estoques etc.





RESUMO
      
                           
                                                                     SO-SISTEMA OPERACIONAL
                                                                     LINGUAGEM
                                                                     UTILITÁRIO
                                 BÁSICO                      LINGUAGEM DE QUARTA GERAÇÃO
                                                                     PLANILHA ELETRÔNICA
                                                                     PROCESSADORES DE TEXTO
                                                                     BANCO DE DADOS
SOFTWARE                                                GRÁFICOS
                                                                     COMUNICAÇÃO, etc.
                           
          
          
                                APLICATIVO: Programa escrito em uma linguagem
                                 para uma aplicação específica
          




Nenhum comentário:

Postar um comentário